quarta-feira, 7 de maio de 2008

Quanto trabalho!!!!

Ufaaaaaaaa!!!!!!!!! Caramba!!!!!!!!!! Estas duas últimas semanas não foram fáceis por aqui. Como vocês já puderam perceber estamos numa nova fase, cheia de mudanças. E por isso acabei ficando em falta com vocês sobre os nossos últimos trabalhos. Mas enfim, vou tentar fazer um resumão e falar de alguns pontos relevantes sobre as mais recentes produções da Cinemarketing Filmes. Já que o Daniel, nosso editor (ou melhor, designer audiovisual ou melhor ainda o grande mago das imagens eletrônicas) sempre fala sobre os segredos da edição e da pós-produção dos comerciais, vou me prender apenas aos aspectos da direção e produção.

Nº 01 - Campanha Estância do Oeste



Muito bem, depois do lançamento do teaser de 15 segundos na TV, chegou a vez do Vt que vai dar sustenação a campanha de lançamento criada pelo publicitário Paulo Bocca para a Churrascaria Estância do Oeste. Antes das filmagens, nós fomos (eu e o meu fiel escudeiro e produtor Kennedy Dias) visitar a locação para um pré-light. "Mais o que é isso Guto?", vocês devem estar se perguntando. Não é nenhum bicho de sete cabeças... simplesmente fomos até a churrascaria no horário que estava previsto a gravação para vermos que tipo de iluminação e qual o seu melhor posicionamento, já que iríamos filmar a noite e com a casa cheia e também o Paulo deu instruções específicas de como queria a fotografia.

Pois bem, definidas as luzes... Ficamos na espectativa da gravação que só aconteceu uma semana depois, em pleno sábado da Festa da Cerveja (tá vendo... tem que ralar!). A produção aconteceu tranquila, já que todos os planos á estavam muito bem definidos. Mas eu gostaria de falar sobre um específico que ficou muito bonito (modéstia a parte... rsss). É essa logo abaixo, uma cena em que é tirando um chopp gelaaaaaadísssssssiiiiiimo!!!!!!!!!!!



Ela foi iluminada de uma maneira muito simples... Coloquei uma luz principal por trás da choppeira, para dar um brilho no copo e criar um contra luz invertido, onde o objeto fica iluminado e o fundo escuro. E só pra dar uma quebra nessa penumbra, coloquei uma luz mais fraca na frente da choppeira, pra dar um brilho no metal que estava com belas camadas de gelo e gotículas de água, realçando mais ainda o aspecto de gelado. O Resultado... Todo mundo da equipe ficou morrendo de vontade de tomar um.... Rssssssssssss Mas só depois do trabalho...

Ficha Técnica

Cliente: Churrascaria Estância do Oeste
Agência: PRP Comunicação
Atendimento e Criação: Paulo Bocca
Edição e Finalização: Daniel Cabral
Produção: Kennedy Dias
Direção: Guto Aeraphe

Nº 02 - Campanha Terra Parque Shopping Dia das Mães


Muito bem... Vamos para a próxima campanha. A Agência Faro, através da Bia, nos solicitou a produção de um vt para o dia das mães para o Terra Parque Shopping. Depois de algumas idas e vindas do roteiro, chegamos ao storyboard final e fomos todos para a gravação, que teve a produção de elenco por conta do Rodrigo Bessa, da Oficina da Moda e contou como âncora o "peça raríssima" Renato, que já passou aui pelas bandas do divino em outros comerciais como o VT do dia das mães da Katuxa do ano passado.

Pois bem, aqui eu quero ressaltar uma questão muito importante. Estava previsto a captação de áudio na locação, que nunca é fácil de se fazer... E acabamos perdendo muito tempo pra fazermos as filmagens porque infelizmente não contamos com a colaboração e bom senso de alguns... Sempre que começavamos a filmar, alguém ligava uma maldita serra elétrica em alguma loja que estava em manutenção no shopping. Infelizmente o nosso querido operário, que lá estava ganhando o seu suado dinheirinho, assim como nós, não atendeu aos nossos clamores por alguns segundos de paciência e silêncio e insistia em ligar a MALDITA SERRA ELÉTRICA!!!!!!!! A vontade era de abandonar as gravações do comercial e começar a fazer um remake do filme "O MASSACRTE DA SERRA ELÉTRICA"!!!!!!!!!


Enfim, depois de muito mais tempo e estresse do que o previsto (quase três horas de atraso) conseguimos gravar todas as cenas e fomos para a edição. Claro, que não poderia dar outro resultado... O áudio ficou cheio de ruídos, alguns quase imperceptíveis... para os outros, mas não para o nosso padrão de qualidade. A solução... Senhoras e senhores... pasmem.... Dublagem!!!!!!!!!
Mas espera um pouco ai... A essa altura já passaram dois dias da gravação e o Renato já voltou pra BH e ninguém quer arcar com os custos de uma nova gravação... Pensa... Pensa... Menino! Eureca!!!!!!!! No mesmo dia o Renato havia gravado a locução com o mesmo texto para a rádio... Ufa... Estamos salvos, pensei!!!!!! Mas espera ai... Ainda tem um probleminha... Ele gravou o texto sem nenhuma referência de vídeo. E lógico, deu o inevitável... o texto tinha um ritmo completamente diferente da TV.

Solução!? Um milagre talvez? Não... apenas muito suor e ouvido... Eu peguei o audio do vt e o áudio do rádio (Valeu Leandro!!!! A Audiobrás produtora é o máximo!!!!!) e fui ajustando quase que sílaba por sílada, às vezes mexendo um pouquinho na velocidade, mesclando o "Te" de um e o "rra" de outro e o resultado, depois de quase 3 horas para editar apenas 30 segundos, foi um sincronismo labial perfeito! que vocês podem conferir no vt abaixo. Ufa... Dessa a gente escapou...
Ficha Técnica



Cliente: Terra Parque Shopping
Agência: Faro Comunicação
Atendimento e Criação: Bia
Edição e Finalização: Guto Aeraphe e Daniel Cabral
Imagens: Kennedy Dias
Direção: Guto Aeraphe
Áudio: Leandro - Audiobrás Produtora

Obrigado e até a próxima! Agora vou pra casa descansar, porque amanhã temos quase uma super produção para os VTs da capmanha institucional do Grupo Minauto... Amanhã conto como é que foi... Até lá!!!!

Guto Aeraphe

Nenhum comentário:

Postar um comentário