quinta-feira, 27 de março de 2008

METEORO EM DIVINÓPOLIS

Um pássaro? Um avião? Super-Homem? Nãaao!! É a calamidade flamejante vinda dos céus, oh meu Deus, um meteoro!! Não não, o mundo ainda não acabou, foi um divertido exercício que fizemos aqui há alguns dias...

Tal insanidade não poderia ter saido de mais ninguém senão Guto, que filmou com a poderosa Panasonic AG-DVX100B aqui da nossa janela. Pra quem não reconheceu os locais, o morro ao horizonte é o Morro da Capela, a meio caminho de Ermida, e em seguida, temos o bairro Planalto onde alguns fragmentos caem.

Primeiramente, fiz um tracking de cada parte do vídeo: primeiro a parte da montanha, onde usei umas casinhas que se destacam dentre todas; depois a região da igreja, com algumas janelas; e mais algumas casas notáveis dentre aquelas no bairro Planalto. O processo todo levou cerca de um dia, por ter que fazer alguns ajustes finos no tracking, para que ficasse o mais próximo da perfeição.

Em seguida, o meteoro foi criado usando o gerador de partículas Trapcode Particular, que você pode conseguir em http://www.trapcode.com/products.html, junto com alguns outros plugins, como o famoso Shine. Utilizei a predefinição "Firestarter" modificada para dar uma ilusão mais convincente de um meteoro. Os detalhes dos ajustes ficam por conta de vocês :D

Aí foi transferir os dados do tracking para um novo Null Object (um pra cada tracker, pelo amor de Deus!), pra "parentar" a camada do meteoro no Null e BUM!, tá lá o danado. Mas falta...

...a explosão! "Parentando" um combinado de explosões feitas pelo Particular e algumas que temos aqui em vídeo guardadas chegamos a um visual satisfatório. Pessoalmente eu gostaria que o fogaréu fosse um pouco maior, mas não tinha uma explosão nas devidas proporções no momento :D Se alguém puder contribuir...

Terminado o choque inicial, vamos aos detritos. Vocês devem ter notado que alguns pedaços voam para o alto após a queda, não? Pois então, jogamos um numa rua em frente à Igreja de N. Sra da Guia. Tracking, Null e BUM! Adicionalmente, um recorte das regiões que deveriam ficar à frente dos detritos e fumaça foi feito (e demorou!) quadro a quadro. Acho que esta foi a fase mais demorada, cerca de um dia e meio até deixar tudo legal.

E, finalmente mais alguns detritos no meio das casas pra deixar o desastre um pouco mais...desastroso. Pedimos perdão pelos moradores atingidos, mas (dessa vez) foram escolhidos aleatoriamente!

Como retoque final, uma colorização para uniformizar as cores dos elementos do vídeo, além de uma boa sacudida com os impactos das pedrinhas.

Postem seus comentários críticas e opiniões sobre nosso primeiro e divertido exercício. Em breve, tutoriais em vídeo desse e de várias outras brincadeirinhas nossas!


Estudar moçada!!

Daniel - Designer Audiovisual da Cinemarketing Filmes


FICHA TÉCNICA:

Idéia original: GUTO AERAPHE
Cinegrafista: GUTO AERAPHE
Animação e composição: DANIEL CABRAL e GUTO AERAPHE
Produção: KENNEDY DIAS e ANA CAROLINA FERREIRA



Vídeo original:



Making of:


Nenhum comentário:

Postar um comentário