segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Curso intensivo de CINEMA DIGITAL

APRESENTAÇÃO


Voltado para aqueles que desejam atuar, produzir, dirigir, ou conhecer o universo do cinema digital, esta oficina mostrará todas as etapas da realização audiovisual, da idéia original à finalização, passando pelo roteiro e a operação de equipamentos.

O curso oferece a oportunidade de conhecer, analisar e experimentar os principais elementos da linguagem audiovisual, além de discutor as especificidades e possibilidades do cinema digital.


PROGRAMA DO CURSO

Módulo 1: Sintaxe Cinematográfica (3h/a)- A questão da representação. A representação no cinema. A linguagem cinematográfica. Os dois grandes gêneros: documental e ficcional. Diferenças e aproximações. Planos. Movimentação no plano. Movimentação de câmera. Os tipos de planos e os significados atribuíveis às diferentes escolhas. Como contar. Exemplos de alguns cineastas e suas opções. As diferentes estéticas cinematográficas.

Módulo 2: Oficina de Roteiro (3h/a) - O que é um roteiro cinematográfico? A estrutura de um roteiro. Escolhendo o argumento. Expandindo o argumento. Estruturando nosso roteiro. Escrevendo as sequências.

Módulo 3: Produção (3h/a)- As diferentes decupagens do roteiro. Decupando o roteiro em planos. A questão do som. Decupagem de elenco. Seleção de elenco. Decupagem de arte. Produção de objetos, figurinos e locações. Autorizações e Apoios/Ofícios. Produzindo alimentos. Decupagem técnica. Produzindo o equipamento. As diferentes funções numa equipe cinematográfica. Planilhas e check list.

Módulo 4: Filmagens (6h/a)- Filmagens do roteiro decupado na locação produzida com todos os objetos, atores, figurinos, etc produzidos pelo grupo. Atribuições de funções como direção, monitoramento de som, platô, produção de set, contra-regra e claquete aos alunos.

Módulo 5: Edição (3h/a)- Edição das cenas produzidas pelos alunos do curso monitorada pelo editor. Noções básicas de edição. Capturando as cenas utilizáveis, Dispondo as cenas no timeline. Pesquisa de trilha sonora e/ou ruídos. Finalização, pós-produção e colorização. Créditos.

TURMAS E CARGA HORÁRIA

Carga horária total de 21h/a com duas turmas

Turma 01 – segunda das 19h às 22h com início previsto para 17 de novembro e encerramento dia 15 de dezembro

Turma 01 – sábado das 14h às 17h com início previsto para o dia 15 de novembro e encerramento dia 13 de dezembro

Mais informações pelo tel (37) 3214-4191 ou pelo e-mail atendimento@cinemarketingfilmes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário