terça-feira, 7 de abril de 2009

Concurso Internacional

DOCTV CPLP abre inscrições na próxima segunda-feira, dia 6 de abril
Lançamento oficial será realizado nesta quinta-feira, 2 de abril, às 10h. Nove países de língua portuguesa participam do primeiro Concurso Internacional de Seleção de Projetos de Documentário
As inscrições para o Primeiro Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - DOCTV CPLP - estarão abertas a partir da próxima segunda-feira, 6 de abril. O lançamento oficial será realizado nesta quinta-feira, dia 2, às 10h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073, São Paulo), dentro da programação do 14º É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários.
O lançamento contará com a presença de representantes do Ministério da Cultura, TV Brasil, Associação das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec), TVE Bahia e TV Cultura (SP).
O Primeiro Programa DOCTV CPLP reúne os oito países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Timor-Leste, Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Portugal e Brasil) e Macau (RAEM - Região Administrativa Especial de Macau). Os principais objetivos do programa são estimular o intercâmbio cultural e econômico entre os povos lusófonos e implantar políticas públicas de fomento à produção e teledifusão do documentário.
Para participar do concurso, o autor do projeto deverá possuir nacionalidade relacionada ao país da candidatura e efetivar a inscrição online, entre 6 de abril a 21 de maio de 2009, no site do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) de Portugal: www.ica-ip.pt.
Cada país irá contemplar um projeto vencedor com um contrato de financiamento no valor de € 50 mil. O tema do concurso é livre. Os critérios de avaliação levarão em conta a criatividade e o cumprimento do cronograma no prazo previsto (180 dias). Na etapa final os três projetos selecionados farão uma defesa oral. A divulgação do projeto vencedor está prevista para 6 de julho de 2009, e o autor do projeto e o seu respectivo produtor executivo participarão de oficinas que serão realizadas em agosto de 2009 em Moçambique.
Os documentários selecionados da Série DOCTV CPLP irão ao ar no segundo semestre de 2010 nas emissoras públicas dos nove países que integram o programa.
Informações:
· Pelo email doctv.cplp@ica- ip.pt ou no site do ICA de Portugal.
· Unidade Técnica do I Programa DOCTV CPLP - Henrique Andrade (Coordenador) :henrique@irdeb. ba.gov.br; hadea@gmail. com ou pelos tels (71)
3116-7348 e (71) 9624-0277; ou Fabíola Aquino (Assistente) : fabiola.aquino@ gmail.com ou (71) 3116-7479.
(Secretaria do Audiovisual/ MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário