quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

ANCINE divulga balanço do mercado de cinema em 2012



O mercado de cinema no Brasil cresceu em 2012: a arrecadação das salas de exibição atingiu o recorde histórico de R$ 1,6 bilhão, com alta de 12,13% em relação a 2011, e o público acumulado também alcançou patamar o recorde de 146,4 milhões de espectadores. A participação de público dos títulos nacionais (market share) fechou o ano em 10,62%, oscilando entre 5,12% no primeiro semestre e 15,29% no segundo semestre, o que revela uma forte recuperação: no último trimestre, os filmes brasileiros chegaram a alcançar 22,17% de participação média. Ao todo, 15,5 milhões de espectadores foram aos cinemas para assistir a filmes brasileiros em 2012. 

Dos 83 lançamentos nacionais do ano, cinco superaram a marca de 1 milhão de espectadores. O título brasileiro com maior número de espectadores em 2012 foi "Até que a sorte nos separe", com 3,3 milhões de ingressos vendidos. Outro destaque foi "De pernas pro ar 2", que, mesmo estreando na última semana cinematográfica do ano, obteve mais de 1 milhão de espectadores. Estas são algumas das informações contidas no Informe Anual sobre Filmes e Bilheterias no Brasil, disponível no Observatório do Cinema e do Audiovisual - OCA, no portal da ANCINE. O relatório foi formulado pela Superintendência de Acompanhamento de Mercado, com base nos dados fornecidos pelas empresas distribuidoras registradas na Agência. Para o diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, outros dados que merecem destaque são a expansão do parque exibidor e o aumento do número médio de salas ocupadas pelo lançamento de filmes nacionais: “Os filmes brasileiros foram lançados em 63 salas, em média. Em 2011, essa média foi de 48 salas. Isso indica uma aposta maior das distribuidoras no cinema nacional, com uma estratégia mais arrojada de ocupação do mercado. Já o nosso parque exibidor cresceu 6,93%, sendo que o ritmo desse crescimento foi mais acelerado nas regiões Norte, Nordeste e Sul, chegando a um total 2.515 salas.”

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