quinta-feira, 13 de junho de 2013

Spilberg, Dona Xepa e o novo paradigma da produção audiovisual



Em recente matéria no "The Hollywood Reporter" Steven Spilberg afirma que a "indústria do cinema vai sofrer uma implosão" e George Lucas completa "O caminho para o cinema está ficando cada vez mais apertado e difícil...". Estas afirmações, vindas dos mais bem sucedidos profissionais da industria cinematográfica, por si só já são de colocar qualquer um que trabalhe na área de cabelo em pé!  Ainda mais quando comparamos estas informações com o mercado nacional de produção cinematográfica.


Por falar em Brasil, recentes acontecimentos no mercado audiovisual tupiniquim, e aqui vou me ater somente ao televisivo, acenderam a luz vermelha em toda a classe. A demissão em massa no RecNove (centro de produção de dramaturgia da Record) e o mico do ator (?) Maurício Mattar em um programa vespertino da emissora dos bispos trazem um novo paradigma para as produções nacionais. Será que o atual modelo de produção também está sofrendo uma implosão?



Acredito que sim! As super estruturas, os mega salários e um vale tudo pela audiência estão pesando tanto nas emissoras que seus pilares não estão suportando mais. São programas caros e efêmeros que não geram engajamento com a audiência. A TV está mais descartável. Inclusive a TV a cabo que vive de eternas reprises com lampejos de originalidade. E sem falar que o espectador não é mais aquele de anos atrás. Com o advento dos novos dispositivos (principalmente aqueles de origem desconhecida) que inundam as lojas juntamente com a facilidade de acesso a internet estão transformando de vez a forma de ver TV, 

Há ainda um outro fator que deve ser levando em consideração que chamo de "estagnação criativa" e atinge como uma epidemia os autores (deuses) novelescos... Como não lembrar de Salve Jorge? Tema fraco, personagens sofríveis e conflitos tão superficiais que beiravam a vergonha alheia... Por falar nisso, Coitado do Marcelo Adnet com seu Dentista Mascarado!

Não vejo outra solução para a TV senão observar que há sim vida inteligente fora dela e com competência para superá-la. As webséries estão ai para provar isso! Que o diga o NetFlix que estreiou várias séries exclusivas para os assinantes de seu serviço de videos pela internet com enorme sucesso!

E não precisam ser super produções de milhões de dólares. Basta ter uma equipe competente e enxuta, um bom roteiro e muita disposição para se dar bem neste universo e entrar pela porta da frente. Ou melhor, pela porta dos fundos. Porchat e sua turma, apesar de escorregarem em um ou outro episódio abusando um pouco do bom senso,  conseguem proporcionalmente uma audiência superior (e mais engajada) do que o Zorra Total, hoje o principal humorístico da maior emissora do país.

Faça o teste amanhã. Pergunte em seu trabalho, faculdade ou academia quem viu Dona Xepa. E depois pergunte quem viu o Porta dos Fundos. Entenderam o recado? Então mão a obra amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário