quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

CHECK-LIST PARA O DIA DE GRAVAÇÃO DE VÍDEO NA SUA EMPRESA

Profissionais de marketing que contratam vídeos costumam ter dúvidas sobre as pendências que precisam solucionar para que tudo transcorra bem no dia de gravação de um vídeo empresarial. Há sempre detalhes específicos em cada empresa, mas boa parte das tarefas a serem desempenhadas se repetem em cada produção.

A produção de um vídeo empresarial tem algumas peculiaridades. O produtor do vídeo não tem acesso direto, por exemplo, a agenda dos diretores ou a liberdade de solicitar que determinada seção de uma indústria tenha sua rotina modificada. Por isto que um check-list de quem contrata é fundamental.

O check-list abaixo foi feito com base na experiência da produtora em anos resolvendo as mais inusitadas ocorrências no set de produção de vídeos para empresas.


1) CONFIRME O HORÁRIO DAS ENTREVISTAS: Muitos vídeos contam com entrevistas (ou depoimentos) de diretores ou clientes. É muito importante que o entrevistado saiba que não existe muita margem para atrasos em uma produção de vídeo. Atrasos podem significar retrabalhos, diárias extras e custos adicionais;

2) PROVIDENCIE UNIFORMES LIMPOS: Em indústrias, a linha de produção sempre conta com colaboradores com uniformes gastos, luvas escuras, sapatos sujos – faz parte do dia a dia. Mas em um vídeo o impacto visual não é bom. Sempre providencie capacetes novos, luvas novas e uniformes novos para quem for aparecer no vídeo;

3) AVISE A SEGURANÇA: Os profissionais de segurança precisam entender o que está se passando na empresa e que pessoas estranhas são estas circulando por aí. Envie um comunicado alguns dias antes da data da gravação, informando quem, quando e o que estará fazendo a produtora de vídeo.

4) FAÇA UMA LISTA DOS LOCAIS DE GRAVAÇÃO: Discuta anteriormente com a produtora de vídeo os pontos da empresa que serão gravados. Faça observações se houver algum ponto que você julga ser crítico. Tenha claro quais destes pontos são prioritários e quais estão em segundo plano. Pergunte ao diretor do filme como estes locais poderão entrar no filme.

5) DISPONIBILIZE PESSOAL TÉCNICO: Toda produtora tem seu eletricista na equipe, mas nem sempre este profissional tem acesso a um determinado painel elétrico ou acesso a manusear uma máquina da empresa. Tenha sempre um pessoal técnico de apoio acompanhando a produção de vídeo;

6) CONFIRME A DISPONIBILIDADE DE PESSOAS E LOCAIS: Já houve um trabalho onde foi marcada uma manutenção no setor mais importante da empresa justamente no dia de gravação do vídeo. Em outros casos já houveram gerentes e profissionais importantes que haviam saído de férias no período de produção do vídeo. Portanto, confirme a disponibilidade das pessoas e setores antes de marcar o dia de gravação;

Um bom roteiro e uma boa produtora contornam boa parte das situações inusitadas em produção de vídeo empresarial. Mas com um check-list cuidadoso evita-se boa parte da correria que por vezes acontecem em gravações desta natureza e, por consequência, um bom check-list ajuda no bom resultado final de um vídeo empresarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário