A “televisão social” está tornando-se um fenómeno de mercado. É o que afirma o estudo anual do ConsumerLab da Ericsson, “TV & Video Consumer Trend Report 2012”. O referido termo denomina a utilização de redes sociais durante o ator de assistir televisão. Segundo o estudo, 62% dos telespectadores já o fazem semanalmente – mais 18 pontos percentuais a mais do que em 2011.
Mas apenas 25% das pessoas utilizam as redes sociais para debater os programas de televisão que vêem e enquanto estão a vê-los. Em termos de gênero, 66% das mulheres usam as redes enquanto assistem, em comparação com 58% dos homens.
“Os dispositivos móveis são uma parte importante na experiência de televisão, uma vez que 67% dos consumidores usam smartphones, tablets ou laptops para ver TV e vídeo. Além disso, 60% dos consumidores afirma utilizar serviços on-demand com regularidade semanal”, diz Niklas Rönnblom da Ericsson ConsumerLab Senior Advisor.
Embora os comportamentos e a procura estejam mudando, apenas 7% dos consumidores consideram reduzir as suas assinaturas de TV no futuro, acordo com o estudo.
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