sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

DICAS AO CONTRATAR UMA PRODUTORA DE VÍDEO

Este artigo foi escrito para empresas que estejam negociando orçamentos de vídeos empresariais e que realmente desejam produzir filmes diferenciados. A oferta de serviço em vídeo é muito variada e as vezes fica difícil colocar as propostas no mesmo patamar. Afinal, como diferenciar um serviço puramente operacional com uma produtora que irá ligar o “piloto automático”, de um serviço de criação de vídeo diferenciado com uma criação exclusiva? Espero lhe ajudar depois de ler este artigo. Dois fatores são fundamentais: 

1) Tempo Dedicado ao Trabalho: Fazer uma criação exclusiva leva mais tempo e dá um resultado bem melhor, com maior retorno em vendas, imagem e motivação. Mas sua empresa tem que estar disposta a investir um pouco mais. Caso contrário, cairá no caso do “piloto automático”;

2) A Qualidade da Equipe: Quanto custa um dia de trabalho de um pedreiro? E de um engenheiro civil? Obviamente que um engenheiro tem um custo muito maior do que um pedreiro, com todo respeito que os pedreiros merecem. Com vídeo é exatamente a mesma coisa: um profissional operacional é barato, um profissional com nível superior é bem mais caro; Repare: os equipamentos utilizados não tem tanto impacto na proposta. Há algum impacto sim, porém não é o mais relevante no processo.


DICAS PARA FUGIR DA PRODUTORA QUE LIGA O “PILOTO AUTOMÁTICO”:
Não é muito difícil perceber quando uma produtora está considerando “fazer mais do mesmo” em sua proposta, mas você precisa estar atento. Abaixo seguem algumas dicas para lhe ajudar neste processo:

Dica 1: Sempre solicite uma visita do atendimento.
Como alguém pode entender sua necessidade de comunicação sem ao menos se preocupar em deslocar até sua empresa antes de enviar uma proposta? Simplesmente não pode. Salvo se sua empresa fica muito distante da produtora, este é um forte indício de “piloto automático;

Dica 2: A produtora disse que o roteiro será baseado em texto a ser enviado pelo cliente.
Ué… você é redator agora? Obviamente que não. Este é um caso claríssimo de “piloto automático”. Para se fazer um roteiro uma boa produtora discute com o cliente o briefing e sugere alternativas. Além disto, um roteiro é muito mais do que um texto para locução, nele precisam ser considerados o ritmo da narrativa e estratégias de mudança de andamento da montagem, como inclusão de entrevistas ou computação gráfica. 

Dica 3: Não foi mostrada uma produção similar a que você deseja contratar.
Nunca feche uma produção de vídeo sem antes assistir alguns vídeos feitos com recursos similares aos que estão sendo cotados em sua proposta. Exija que a produtora inclua estas referências na proposta, ele é um documento que pode lhe proteger caso o vídeo fique aquém do esperado;

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